Bem vindo

Paróquia Santa Terezinha
Comunidade Nossa Senhora de Lourdes
Comunidade São José do Icaraí
Comunidade Santo Eugenio de Mazenod
Comunidade São Joaquim

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

ENCONTRO COM OS JOVENS

Haverá um encontro com o Pe. Konrado próximo domingo 27 de fevereiro, 14hs, na Paróquia Bom Pastor, sito na Avenida Manoel Bolívar, n.º 022 - Jd. Carumbé - telefone: (11) 3921.0548
Convide seus amigos e venham passar uma tarde abençoada.
Contamos com sua presença.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

OLHAR EPISCOPAL - EDIÇÃO 04

OLHAR EPISCOPAL - EDIÇÃO 04

E A COMUNICAÇÃO COMO VAI?
por dom Milton Kenan Junior


“A Comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil” é o título do mais recente fascículo da coleção “Estudos da CNBB” (n° 101). O texto não trata apenas da realidade da comunicação, mas vai além, parte da constatação de que vivemos hoje sob o efeito de uma verdadeira revolução cultural na qual alcançam grande importância “a informação de último minuto, a distração, o entretenimento, a imagem dos vencedores que souberam usar a seu favor as ferramentas tecnológicas e as expectativas de prestígio e estima social.”

Nós vivemos sob o efeito das novas tecnologias, do mundo midiático, dos avanços na área da informação e da diversão. Hoje a ultima palavra está no televisor com “tela plana”, na imagem em três dimensões, no site da ultima geração, no Twitter, Orkut, no celular com acesso a internet... e outras tantas invenções.

Como se vê, o desafio e as possibilidades para são imensos! É preciso, entretanto, passar de uma atitude de expectador para protagonista; ou seja, é preciso passar da atitude de quem apenas assiste para a atitude do que participa e usa dos novos recursos para a evangelização!

Na noite do último dia 17, no encontro com a Pascom da Região Episcopal Brasilândia refletimos sobre isso: o avanço do mundo midiático e a dificuldade que temos em nos “conectar” com este mundo para fazer ressoar o anúncio de Cristo e a palavra da Igreja! A título de exemplo, seria bom verificarmos quantas paróquias da Região tem um site, um blog, e se as secretárias têm a possibilidade de usar a Internet para facilitar a comunicação entre paróquias ou mesmo entre os grupos da paróquia.

Alguns dados nos surpreendem! O site da Região Episcopal Brasilandia tem mensalmente 12.000 visitantes. O Blog da Paróquia de Santa Teresinha na Vila Terezinha (Setor Cântaros), criado em setembro de 2010, já teve 950 visitantes; o Blog da Paróquia Santa Cruz de Itaberaba, criado em junho de 2010, alcançou até estes dias 1766 visitantes. E o Blog da Pascom Brasilândia tem 200 acessos mensais.

Creio que os números estão a nos dizer que estamos diante de uma realidade que não podemos ignorar, se queremos avançar no anúncio do Evangelho!

Mas não basta um computador de ultima geração na secretaria paroquial para estar tranqüilo diante do desafio! Não! É preciso ter um coração grande e uma mente aberta para a partir deste imenso horizonte mudar nossas posturas e atitudes.

Hoje, mais do que nunca, precisamos nos servir dos maravilhosos recursos que a mídia nos oferece para fortalecermos a comunhão entre nós, a troca de experiências, a colaboração mútua, a ajuda fraterna, e a correção evangélica também. Será preciso superar a tentação da competição e estabelecer a cultura da comunhão. Como seria bonito se paróquias e comunidades se articulassem como uma “rede social”, permitindo a comunicação rápida de informações, facilitando aos que nos procuram a resposta eficaz às suas necessidades, criando a cultura da ajuda mútua veloz e eficaz!

Neste ano, estamos aproveitando deste espaço para levar a “palavra do Bispo” às paróquias e comunidades, utilizando dos recursos que a mídia nos oferece. E alguns resultados já começam a aparecer e a nos estimular!

O ultimo texto tinha como título “A Catequese vem aí!”. Um dos padres da região tomou o texto e serviu-se dele para animar o grupo de catequistas de sua paróquia, chamando a atenção para alguns elementos que apresentei, a partir do Documento de Aparecida. Não bastou para eles ler o texto, mas inclusive afixaram-no nos murais das comunidades permitindo que o maior número de pessoas pudesse lê-lo e compreender melhor o que a catequese representa na vida da comunidade!

Confesso que eu pessoalmente gostaria que a Pascom regional tivesse livre trânsito nas comunidades, paróquias, grupos e movimentos da nossa Região, orientando as comunidades a começar ou aperfeiçoar o uso dos meios de comunicação midiáticos para fazer ecoar por todos os cantos da Região o Evangelho!

Nos novos areópagos, não podemos deixar que falte o anúncio de Cristo e o testemunho das comunidades! No que está ao nosso alcance, não deixemos de fazê-lo!


+ Milton Kenan Júnior
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo
Vigário Episcopal da Região Brasilândia

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Carta Pastoral à Arquidiocese de São Paulo

Paróquia, torna-te o que tu és

Paróquia deve renovar mentalidade

1ª Carta Pastoral de dom Odilo destaca conscientização para real identidade das paróquias.


sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

OLHAR EPISCOPAL - EDIÇÃO 03

A CATEQUESE VEM AÍ
por dom Milton Kenan Junior



A cada ano, no mês de fevereiro, ressurge a preocupação dos pais e expectativa das crianças e jovens, com o reinício do ano letivo; e, por conseqüência, com o retorno às aulas nas escolas públicas e particulares.

Também em nossas paróquias e muitas de nossas comunidades abrem-se as inscrições para a catequese infantil e de adolescentes, intimamente ligadas à preparação para os sacramentos da confirmação e da eucaristia. São milhares de crianças e jovens que se dirigem às nossas comunidades na esperança de poderem ingressar num dos grupos de catequese. E junto delas estão inúmeras famílias que desejam transmitir aos seus filhos a fé que um dia os próprios pais receberam.

Creio que este é um momento oportuno para pensarmos na formação catequética que oferecemos em nossas comunidades. Imagino que neste período os grupos de catequistas de nossas paróquias e comunidades se esforçam por planejar os encontros e atividades e reelaborar os conteúdos e programas do ano que se inicia.

Se não o fazem, aqui vai uma primeira dica: planejar! O êxito de nossa ação pastoral parte sempre da capacidade de planejar, ou seja, estabelecer objetivos, metas, programas e atividades que envolvam todos: famílias, crianças, jovens, catequistas, padre e comunidades.

Considerando a importância desse tema, eu chamaria a atenção para dois parágrafos do Documento de Aparecida que afirmam que “a catequese não deve ser só ocasional, reduzida a momentos prévios aos sacramentos ou à iniciação cristã, mas sim itinerário catequético permanente.” (n°298); e, “a catequese não pode se limitar a uma formação meramente doutrinal, mas precisa ser uma verdadeira escola de formação integral. Portanto, é necessário cultivar a amizade com Cristo na oração, o apreço pela celebração litúrgica, a experiência comunitária, o compromisso apostólico mediante um permanente serviço aos demais.” (n°299).

No momento de planejar nossa ação catequética será importante perguntar-nos se os encontros catequéticos são realmente um encontro com Jesus Cristo, anunciado por autênticas testemunhas, capazes de despertar nos catequizandos o desejo e a alegria de participar da vida da comunidade, envolvendo nesse processo os pais, primeiros e legítimos catequistas dos seus filhos, de forma que a formação na fé permeie toda a vida a ponto de tornar fé e vida inseparáveis.

Quero expressar meu apreço pelo trabalho dos catequistas e seus colaboradores! Estimulo a todos os catequistas a participarem dos encontros de formação promovidos em nossa Região, seja na ECAT (Escola de Catequese), ITEBRA (Instituto Teológico Brasilândia) ou ETEP (Escola de Teologia e Pastoral).

Desejo a todos os catequizandos e aos seus familiares um verdadeiro encontro com Jesus Cristo neste ano, em cada encontro catequético!

Que Deus nosso Pai nos abençoe a todos!

+ Milton Kenan Júnior
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo
Vigário Episcopal da Região Brasilândia


terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

4º DIA DA NOVENA DE N.SRA. DE LOURDES

4º Dia – Segunda-feira – 07/02




Missa dos Comerciantes


“O caminho da justiça”







Celebrante: Pe. Hilton de São Lourenço, PF


Resp. Grupo de Terço dos Homens e Conselho de Administração

3º DIA DA NOVENA DE N.SRA. DE LOURDES

3º Dia – Domingo – 06/02


“O caminho do amor”


Celebrante: Min. Rafael Diogo Valmoleda




Resp. Juventude Paroquial

2º DIA DA NOVENA DE N.SRA. DE LOURDES

2º Dia – Sábado – 05/02
“O caminho da verdade”









Celebrante: Pe. Carlos Augusto da Costa (Pe. Neno)


Resp: Famílias e RCC

1º DIA DA NOVENA DE N.SRA. DE LOURDES

1º Dia – 6ª feira – 04/02
“O caminho da ternura”



Celebrante: Pe. Reinaldo Torres


Resp: Apostolado da Oração e Grupo Rogate

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011





OLHAR EPISCOPAL - EDIÇÃO 02
HÁ UM ANO...
Dom Milton Kenan Junior
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo
Vigário Episcopal da Região Brasilândia

Há um ano, no 25 de janeiro próximo, eu chegava à desconhecida e desafiadora cidade de São Paulo para tomar posse do meu ofício de Bispo Auxiliar de S. Paulo. Um dia de muitas recordações e emoções para mim!
Voltando o olhar para este primeiro ano, como Bispo Auxiliar de S. Paulo, reconheço a graça inestimável, que Deus na sua bondade me confiou ao chamar-me, por intermédio do Santo Padre o Papa Bento XVI, para o ministério episcopal, nesta Igreja histórica e de tamanha grandeza como é a Arquidiocese de S. Paulo.
Poder conviver, tão de perto, com o cardeal Dom Odilo P. Scherer, nosso Arcebispo e com os Bispos Auxiliares, cujo testemunho de total dedicação no cuidado do Povo de Deus além de ser para mim uma grande lição é também um forte estímulo a procurar corresponder da melhor maneira a missão que me foi confiada!
Graça também tem sido a convivência com Dom Angélico Sândalo Bernardino, Bispo Emérito de Blumenau, que reside aqui em São Paulo, onde trabalhou por longos anos, que sempre me acolhe e trata como irmão mais experiente.
Para mim, a convivência com o presbitério, religiosos, religiosas e agentes de pastoral da Região Episcopal Brasilândia; e com os membros do Secretariado Arquidiocesano de Pastoral, do Fórum das Pastorais Sociais e do Mundo do Trabalho tem sido um grande aprendizado. O comprometimento de muitos deles com o povo sofrido das nossas comunidades, a presença solidária e profética junto às comunidades da periferia da grande cidade, a persistência diante dos desafios e obstáculos que a realidade urbana apresenta a busca constante por traduzir os valores do Evangelho na lida de cada dia, são uma grande lição para mim!
Ao voltar o olhar para este primeiro ano de episcopado dou-me conta do quanto ainda preciso aprender! A vida é sempre um aprendizado, não é mesmo? Não foram poucas as falhas de minha parte. As palavras de Jesus: “Àquele a quem muito se deu, muito será pedido, e a quem muito se houver confiado, mais será reclamado.” (Lc 12,48), fazem-me pensar e me dar conta da gravidade da responsabilidade a mim confiada. Mas me conforta saber que não estou só, são muitos os irmãos e amigos nesta caminhada!
O ano de 2010 foi um ano precioso para todos nós da Arquidiocese de S. Paulo! Foi o ano do Congresso dos Leigos que envolveu e dinamizou tantas comunidades e grupos de nossa Arquidiocese! Os projetos elaborados que agora deverão ser implementados e realizados, a mim também enchem de esperança! Oxalá, impulsionados pelos muitos leigos e leigas, possamos deslanchar ainda mais numa ação evangelizadora inculturada, despertando todos para a coresponsabilidade e o estado permanente de missão, tão queridos e estimulados pela Conferencia de Aparecida!
O ano de 2011 também vem carregado de esperanças para todos nós! Prosseguindo na caminhada feita nestes últimos anos, no espírito do 10° Plano de Pastoral, agora será a vez de voltar o olhar para as paróquias, reconhecendo nelas o primeiro lugar do encontro com a Pessoa de Jesus e da inserção na vida da Igreja!
Fazem-me pensar as palavras de Jesus aos discípulos: “Erguei vossos olhos e vede os campos: estão brancos para a colheita. Já o ceifeiro recebe seu salário e recolhe fruto para a vida eterna, para que o semeador se alegre juntamente com o ceifeiro. Aqui, pois, se verifica o provérbio: um é o que semeia, outro o que ceifa. Eu vos enviei a ceifar onde não trabalhastes; outros trabalharam e vós entrastes no trabalho deles.” (Jo 4, 35b-38)
Lançando o olhar para a grande Igreja de S. Paulo vejo que é tempo de dedicar-nos à colheita, sabendo que colhemos o que não plantamos e o que plantamos outros colherão; lembrando ainda as palavras de S. Paulo aos Coríntios: “Assim, pois, aquele que planta, nada é; aquele que rega, nada é. Mas importa somente Deus, que dá o crescimento.” (1Cor 3,7)
Juntos, na seara do Senhor, sinto que o apelo é de nos dedicar sempre mais por fazer germinar as sementes por nós lançadas, e ao recolher os frutos produzidos não nos esquecermos daqueles que os semearam; mas, acima de tudo, lembrar-nos que somente Deus é que dá o crescimento!
A todos os que durante este ano foram companheiros e amigos, irmãos e irmãs de caminhada, meu muito obrigado e o desejo de que possamos crescer sempre mais na fraternidade!