Bem vindo

Paróquia Santa Terezinha
Comunidade Nossa Senhora de Lourdes
Comunidade São José do Icaraí
Comunidade Santo Eugenio de Mazenod
Comunidade São Joaquim

quarta-feira, 25 de abril de 2012

BINGO NO SALÃO
 Dia 19 de maio às 19 horas
 PAROQUIAL SANTA TEREZINHA
1ª PRÊMIO KIT ESPREMEDOR
DE FRUTA
PRÊMIO R$ 100,00
3ª PRÊMIO 1 CESTA BÁSICA
Dia 19 de maio às 19 horas
SALÃO PAROQUIAL
RUA RODOLFO PEREIRA LIMA, 185
R$5,00

terça-feira, 17 de abril de 2012

BAZAR DE ROUPAS USADAS



BAZAR DE ROUPAS USADAS
SÁBADO DIA 21 DE ABRIL
A PARTIR DAS 9:00
Salão da Paróquia Santa   Terezinha  
Rua Rodolfo Pereira Lima, 185

segunda-feira, 16 de abril de 2012

EMAÚS: LUGAR DE GUERRA, LUGAR DE PAZ

Diante das ameaças da invasão de Jerusalém por impérios estrangeiros, Judas Macabeu montou um acampamento do se exército ao sul de Emaús. (1Mc 3,5). Lísias, regente do reino da Pérsia (165 a.C.), enviou Górgias para juntar-se a Nicanor e Ptolomeu, ambos do império grego, para atacar os judeus. (1Mc 3,32-32). A intenção era invadir Jerusalém, profanar e saquear o templo de Javé, dominar e humilhar os judeus e cobrar pesados tributos.
Judas ao saber que Nicanor se posicionava com seu exército, formado por seis mil homens para atacar o acampamento de Emaús, convocou três mil homens do seu exército. Incentivou-os relembrando o acontecimento fundante do Êxodo, a libertação do Povo de Deus da escravidão do Egito e de como Deus agiu em favor do Seu Povo. E assim, invocando o Deus de Israel, eles partiram e lançaram-se contra o acampamento de Nicanor e derrotaram as tropas gregas; mataram mais de nove mil homens, se apossaram dos despojos e salvaram o povo das mãos sanguinárias dos estrangeiros. (1Mc 4,1-2; 2Mc 8, 23-39).
Judas abriu o caminho para Jerusalém, purificou o templo e restabeleceu o culto a Javé. Esse acontecimento é tão importante para os judeus que até hoje é celebrado anualmente com a festa de “Hanuca”.
Naquele episódio, o Povo de Deus teve uma importantíssima vitória em Emaús. Graças a intervenção divina e a corajosa atitude de Judas Macabeu.
Como sabemos, as guerras produzem: derramamento de sangue, morte, fome, perdas irreparáveis, destruição e horror. Por isso, não nos surpreende o fato de mais de nove mil homens serem mortos e muito mutilados, num exército de vinte mil homens! (2Mc 8,9-24).
Emaús era um lugar estratégico para os mercadores; por isso marcada pela passagem de inúmeros conquistadores e de pessoas importantes. “Situada no cruzamento das rotas de acesso a Jerusalém, e das rotas que ligam o norte e o sul, sobre o solo fértil da planície de Séfela”.
Emaús é uma palavra hebraica que significa “fonte” ou “águas quentes”. No século III d.C., Emaús recebeu o nome grego “Nicópolis” que significa “Cidade da vitória”.
Seja “Fonte” ou “Vitória” ambos os termos apontam para Cristo: “Fonte de Água Viva” (Jo 4,14; Jo 7, 17-18) E a Vitória da morte e do mal, pelo seu Sangue derramado na cruz, (Col 1,20; Ap 1, 14-18).

UMA NOVA HISTÓRIA SE FAZ

Foi neste lugar marcado por disputas, conflitos, perdas e mortes que o Senhor Jesus, ressuscitado, apareceu aos Dois Discípulos que caminharam com Ele longo trecho, sem O reconhecer.
O Evangelista Marcos faz resumida menção ao fato: “Em seguida, Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência, enquanto estavam a caminho do campo, também voltaram e anunciaram isso aos outros, que não acreditaram nem mesmo nestes”. (Mc 16,12-13).
Mas, de forma convincente e comovente o evangelista Lucas faz um relato extenso e belíssimo dessa experiência dos Dois discípulos com o Ressuscitado! A narração de Lc 24,13-35 é uma narração pedagógica. Dela pode se extrair elementos valiosíssimos para a evangelização, catequese, liturgia e, sobretudo, uma espiritualidade do caminho, para o nosso discipulado, convivendo e aprendendo na mais íntima fraternidade com o Mestre ressuscitado!
A experiência dos Dois discípulos no caminho de Emaús, ao contrário do tumulto, e da violência dos exércitos é marcada pela serenidade, ternura, paz e solidariedade! O Ressuscitado transforma a história; “Faz novas todas as coisas”, derrota o medo, a tristeza, a escuridão e a decepção.
O Ressuscitado renova as forças: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo”. (Mt 14,27). Transforma a tristeza em alegria: Jesus disse: “Alegrem-se” (Mt 28,9); “Os discípulos se alegraram por verem o Senhor”. (Jo 20,20); discipa as trevas: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas possuirá a luz da vida”. (Jo 8,12); desfaz a decepção e o desânimo: “Por que vocês estão perturbados e por que o coração de vocês está cheio de dúvidas? Vejam minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo”. (Lc 24,38-39).
Jesus ressuscitado continua caminhando conosco. Sobretudo nos momentos mais difíceis e desafiadores da vida! Pena que como os discípulos de Emaús; demoramos perceber a sua presença entre nós e compreender seu amor e sua misericórdia para conosco. Por isso não nos cansamos de repetir a piedosa súplica dos Dois discípulos: “Mane nobiscum, Domine” – “Fica conosco, Senhor” (Lc 24,29).

Pe. Valdiran Santos
São Paulo, Pásco do Senhor 2012

SÚPLICAS AO BOM JESUS DE EMAÚS

Ó Jesus,
Companheiro de Emaús,
Fica conosco que o dia já declina.
Vem que a noite já chegou.
Tu és a Luz de Emaús!
Ó Jesus,
Companheiro de Emaús,
Fica conosco, e nos ensina as Escrituras.
Vem partir o pão para nós.
Tu és a Luz de Emaús!
Ó Jesus,
Companheiro de Emaús,
Vence o desânimo e a cegueira que mata.
Faze-nos arder o coração.
Tu és a Luz de Emaús!
Ó Jesus,
Companheiro de Emaús,
Dá-nos força para anunciar-Te.
Mata o medo que destrói.
Tu és a Luz de Emaús!
Ó Jesus,
Companheiro de Emaús,
Com tua luz ilumina nossas trevas.
Faz-nos vencer a escuridão.
Tu és a Luz de Emaús!
Ó Jesus,
Companheiro de Emaús,
Renova o ardor missionário em tua Igreja.
Fica conosco na missão.
Tu és a Luz de Emaús!
Pe. Valdiran Santos
São Paulo, Páscoa do Senhor de 2012

Os missionários de Emaús ABEL DIAS, Abril de 1998

O encontro com o Jesus ressuscitado, que os consolou enquanto caminhava e partilhava o pão, fez com que aqueles dois homens recuperassem a alegria. O que antes não tinha sentido e era motivo de tristeza e desalento agora é a razão da sua esperança.
Já ouviste falar da história dos discípulos de Emaús? Se não, convido-te a ler a página 32 desta revista.
A história daqueles dois homens é um relato da ressurreição de Jesus e da Sua aparição aos discípulos. Pessoalmente, sinto-me fascinado por esta narração do evangelista São Lucas, devido à riqueza e ao contraste das emoções que apresenta.
Temos dois discípulos de Jesus desorientados e abalados pelos acontecimentos que viveram e experimentaram recentemente e que, derrotados, voltam à sua terra natal. As esperanças que tinham foram desfeitas. Os planos de libertação que tinham sonhado e os projetos que vinham construindo ao longo dos vários anos que passaram com Jesus de Nazaré já não viriam a ser realidade. Tudo foi por água abaixo e a constatação da derrota venceu-os. Resta-lhes agora resignarem-se e voltarem cabisbaixos à vida normal, à vida que tinham antes, e continuarem a esperar pela vinda do Messias e da sua libertação.
Mas o encontro com o Jesus ressuscitado, que os consolou enquanto caminhava e partilhava o pão, fá-los recuperar a alegria e a esperança. O que antes não tinha sentido e era motivo de tristeza e desalento agora é a razão da sua alegria e esperança. O caminho que eles antes percorriam tristemente em direção a Emaús agora é percorrido alegremente e em direção a Jerusalém. A ânsia e a necessidade de partilharem com os amigos a enorme alegria que sentiram fá-los percorrer velozmente os onze quilómetros que separam Emaús de Jerusalém.
Qual foi a razão da mudança de sentimentos e comportamentos? Foi sem dúvida o terem reconhecido Jesus no meio deles enquanto ele partia o pão. Este gesto tão simples e muito comum entre eles abriu-lhes os olhos e eles puderam ver agora duma maneira clara a presença de Jesus ressuscitado nas suas vidas. Uma vez feita esta descoberta, eles até dão conta que já lhes ardia o coração enquanto ele caminhava com eles e lhes explicava as escrituras. Jesus, que antes os tinha desiludido com a sua morte, agora consola-os e encoraja-os com a sua aparição no meio deles. A alegria que brota deste encontro é razão mais que suficiente para partirem a toda a velocidade, alegres e contentes, a fim de anunciarem aos outros essa alegria.
Os discípulos de Emaús foram os primeiros missionários. Depois deles muitos outros continuaram e ainda continuam a percorrer alegremente tantos quilómetros para anunciarem a grande alegria que experimentaram no encontro com Jesus de Nazaré, morto e ressuscitado. Pode-se dizer mesmo que a característica comum a todos os missionários é a certeza de que a Boa Nova que eles vão anunciar fará mais felizes aqueles que a ouvirão e acreditarão nela. Foi convencidos disso que os discípulos de Emaús se dirigiram a toda a pressa para Jerusalém. E essa continua a ser a razão pela qual muitos missionários continuam a partir urgentemente para tantos longínquos países a fim de partilharem essa alegria com a gente que encontrarem.
Recentemente, um missionário amigo escreveu-me da missão onde se encontra o seguinte: «(...)Nós acreditamos que o Senhor, que é o Deus da História e do Mundo, não abandonará este povo tão sofredor e que tanto deseja a paz, mas pelo contrário caminha com ele em direção à autêntica e verdadeira paz e libertação. Pela nossa parte, resta-nos sermos alegres testemunhas de Deus no meio de um povo martirizado com tantos sofrimentos e provações. Preparamo-nos para mais um ano de atividades e, enquanto planeamos, eu sinto-me pequenino diante de tão grande “messe”, mas a mim compete-me somente semear (testemunhar e anunciar) alegremente a ressurreição de Jesus e a sua vitória sobre a morte e o sofrimento. Se Ele me mandou, sei que tomará conta de mim, pois Ele próprio prometeu acompanhar aqueles que enviou a proclamar a Boa-Nova»(...).
Estes são os novos e atuais missionários de Emaús. São os portadores de uma grande alegria. São pessoas que não se deixam vencer pelo desânimo nem pela aparente derrota, mas que testemunham com a própria vida a esperança e a alegria de ser discípulo de Jesus Cristo, morto e ressuscitado. Pessoas que reconheceram a presença de Jesus ressuscitado nas suas vidas e nas vidas dos seus irmãos e dispuseram-se livremente a partirem e a testemunharem, sem medos nem receios, essa presença. São pessoas que se alimentam da presença diária de Jesus Cristo, que à mesa lhes distribui o pão e os convida a fazerem o mesmo, em Sua memória. Ao repartirem o pão com os seus irmãos, essas pessoas continuam a atualizar a presença de Jesus no nosso mundo.
Os missionários do nosso tempo estão convencidos de que da sua disponibilidade para partirem depende a felicidade de muitos dos seus irmãos que ainda têm necessidade de ouvirem o anúncio da ressurreição. Nós iremos celebrar a Páscoa no próximo dia 12 de Abril, mas tenhamos consciência que muitos ainda não a celebram. Ainda continuam a viver no reino da morte, onde abunda o sofrimento e a dor, e esperam ansiosos o anúncio da libertação e da vitória sobre o que provoca tudo isto.
Será que também tu não poderias ser um portador e anunciador dessa alegria, que é para nós, cristãos, a presença de Jesus Cristo na nossa vida pessoal e comunitária? Vamos, pois, todos nós, depois de experimentarmos e celebrarmos a alegria da ressurreição de Jesus na nossa história pessoal e comunitária, colocar-nos a caminho e a levarmos esta alegre notícia aos mais longínquos recantos da terra, e especialmente àqueles que esperam ansiosamente por ela.
Ser missionário é, acima de tudo, ser portador de uma mensagem de esperança e de alegria, que, antes de ser anunciada, foi experimentada e vivida pessoalmente pelo portador. Foi assim com os missionários de Emaús, com tantos outros ao longo da história do cristianismo e continuará a ser com os “novos” missionários de Emaús.

domingo, 15 de abril de 2012

Adultos: Crisma, Primeira Eucaristia, e Batismo


Adultos: Crisma, Primeira Eucaristia, e Batismo

Adultos – você ou outro adulto na sua família quer crescer na sua fé e participar mais na sua Igreja?  Está faltando Crisma, Primeira Eucaristia, ou Batismo?  Preparação para adultos vai começar no sábado, dia 14 de Abril ás 19H na Paróquia Santa Terezinha.   Inscrições na Secretaria.

Formação para Catequistas


Curso de Formação para Catequistas
Paróquia Santa  Terezinha
Inscrições na Secretária:
Rua Jorge Palmiro Mercado - 143 Vila Terezinha
Horário: Dás 14h às 17h
Telefone: 3921.9577
Par.sterezinha@bol.com.br

Jovens: CRISMA, Primeiro Eucaristia, e Batismo


Preparação para Jovens:
CRISMA, Primeiro Eucaristia,
e Batismo

 (a partir de 14 anos até 17 anos)
Paróquia Sta. Terezinha
Inscrições na Secretária: Rua Jorge Palmiro Mercado – 143
Horário: Dás 14H às 17h
Telefone: 3921.9577
Par.sterezinha@bol.com.br

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Estudo Bíblico



Estudo Bíblico
dia 14 de abril na Paróquia Santa Terezinha
as 20h00.
Endereço: Rua Jorge Palmiro Mercado - 143 -
Vila Terezinha
São Paulo - SP
Telefone: 3921.9577
Com o Padre Valdiran