Bem vindo

Paróquia Santa Terezinha
Comunidade Nossa Senhora de Lourdes
Comunidade São José do Icaraí
Comunidade Santo Eugenio de Mazenod
Comunidade São Joaquim

terça-feira, 13 de março de 2012

Carta de Dom Milton





 
Meus queridos irmãos e irmãs,

Já estamos quase na metade da nossa caminhada quaresmal, caminhada de conversão, de busca de autenticidade na fé, e operosidade nas boas obras. Tempo de renovarmos nosso desejo em seguir Jesus, no caminho da oração, da esmola e do jejum.
A cada ano, a Igreja nos convida a percorrer estes quarenta dias que antecedem a Páscoa do Senhor, imitando o exemplo do próprio Jesus que, durante quarenta dias permaneceu no deserto, preparando-se para iniciar o seu ministério.
Jesus, nos quarenta dias que permaneceu no deserto, permaneceu fiel à tarefa que o Pai lhe confiou; não cedeu às tentações, mas manteve-se em sintonia absoluta com o Pai. É imitando Jesus, que nos propomos durante o Tempo Quaresmal fortalecer os laços que nos unem a Deus, através da oração; os laços que nos unem aos irmãos, através da esmola e o domínio sobre nós mesmos, tão marcados pelo egoísmo e inclinados ao mal, através do jejum.
Como diz o Apóstolo São Paulo: “Eis o tempo da conversão! Eis o dia da salvação!” - Sim, estes quarenta dias são para nós cristãos, dias de salvação, tempo propício à conversão. Tempo de rever nossa vida pessoal e comunitária, aproximar-nos do Sacramento da Reconciliação, através de uma confissão dos nossos pecados bem feita; para podermos assim, renovar em nossos corações a adesão a Jesus Cristo e ao seu Projeto, para na noite da Páscoa professar mais uma vez com o coração renovado as promessas batismais, diante de Deus e da Igreja.
Ainda está bem viva em nossa memória a Caminhada da Abertura da CF-2012, ocorrida no primeiro domingo da Quaresma, quando tivemos a oportunidade de ter conosco também nosso Cardeal Arcebispo Dom Odilo Pedro Scherer, que nos exortou a fazer do tema da Campanha da Fraternidade deste ano: “Fraternidade e Saúde Pública” um forte apelo de conversão, unindo-nos ao esforço do povo em conquistar a construção de maior número de hospitais e postos de atendimento em nossa Região, e, ao mesmo tempo, nos empenharmos por fazer crescer entre nós a Pastoral da Saúde, em todos os seus níveis.
Quero aproveitar este momento para agradecer a todos os que organizaram a celebração de Abertura da CF-2012: à Comissão de animação da Campanha da Fraternidade na Região, aos muitos padres presentes, aos diáconos e todos os que deixaram suas casas para prestigiar este momento tão especial para nós. Um agradecimento muito especial ao Pe. Cássio e à Paróquia Nossa Senhora das Dores (Taipas) e ao Pe. Ezael (Tchê) e à Paróquia Cristo Libertador que acolheram as muitas pessoas que se deslocaram de regiões distantes, para participar da Caminhada e da Santa Missa.
Na minha Carta Mensal de fevereiro passado, eu dizia da importância de que fosse garantida aos doentes internados nos Hospitais da Região, a assistência espiritual, através de celebrações, atendimento dos enfermos, visitas, os Sacramentos da Reconciliação e da Unção dos Enfermos e outras iniciativas pastorais. Agradeço a Deus, porque meu apelo parece ter encontrado acolhida por parte do clero de nossa Região. Os Setores do Jaraguá, da Freguesia do Ó, Pereira Barreto e São José Operário já organizaram as visitas aos hospitais, inclusive com uma agenda de visita dos padres aos doentes e da celebração mensal da Santa Missa nas unidades hospitalares. Parabéns pela iniciativa!
Quero aproveitar esta oportunidade para comunicar-lhes também, que por decisão minha e da Comissão dos Presbíteros da Região, tendo ouvido o parecer favorável dos Setores Jaraguá e Pereira Barreto, foram anexadas ao Setor Pastoral Jaraguá as Paróquias Nossa Sra. das Dores e Cristo Libertador (Taipas) que até agora pertenciam ao Setor Pereira Barreto. Esta iniciativa foi tomada, tendo em vista fortalecer a caminhada pastoral do Setor Jaraguá que com a integração destas duas paróquias, vê-se mais fortalecido.
Comunico-lhes também que o Pe. Cássio José Leite Esteves, Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores foi eleito pelo clero do setor Jaraguá (integrando agora as novas paróquias) Coordenador do respectivo Setor Pastoral; e  Pe. Reinaldo Torres, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Retiro, em razão da transferência do Pe. Palmiro (até então Coordenador do Setor Pereira Barreto) para a Paróquia Bom Jesus dos Passos, foi eleito coordenador do Setor Pastoral Pereira Barreto! A ambos os padres nossos votos de um serviço fecundo às comunidades e clero dos seus Setores Pastorais!
Nossa caminhada quaresmal continua convocando-nos todos a estreitarmos nossos laços com Jesus, sobretudo pela escuta da sua Palavra, a celebração dos sacramentos da misericórdia e a participação assídua ao sacramento da Eucaristia.
Gostaria de chamar a atenção de todos para duas iniciativas importantes em nossa Região nas próximas semanas. Refiro-me ao encontro que ocorrerá na Paróquia Santa Cruz de Itaberaba, no próximo sábado, dia 17, as 14h sobre a Iniciação Cristã de Jovens e Adultos, com a assessoria do Pe. Baronto. E, o encontro promovido pela Pastoral Familiar que acontecerá no dia 24 de março, na Paróquia Santo Antônio (Rua Parapuã - Brasilândia). Conto com a presença de representantes de todas as paróquias de nossa Região!
Por fim quero lembrar-lhes que no final de semana de 31 de março e 1 de abril (Domingo de Ramos), em todas as celebrações, estará se realizando, em toda a Igreja do Brasil a Coleta da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade. Nossa oferta deverá ser o gesto de nossa penitência quaresmal, ou seja, simbolicamente apresentamos a Deus o que renunciamos durante estes dias, para que se transforme em socorro para os mais necessitados.
Despeço-me dizendo-lhes que os trago todos e todas no meu coração de pastor, suplicando a Deus que nos conceda viver intensamente este tempo quaresmal, para que na celebração da Páscoa do Senhor, possamos ressuscitar com Ele para uma vida nova!
A todos meu abraço e minha bênção,

+ Milton Kenan Júnior
Bispo Auxiliar de S. Paulo
Vigário Episcopal para Região Ep. Brasilândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário