Bem vindo
Paróquia Santa Terezinha
Comunidade Nossa Senhora de Lourdes
Comunidade São José do Icaraí
Comunidade Santo Eugenio de Mazenod
Comunidade São Joaquim
Comunidade Nossa Senhora de Lourdes
Comunidade São José do Icaraí
Comunidade Santo Eugenio de Mazenod
Comunidade São Joaquim
quinta-feira, 3 de março de 2011
Arquidiocese celebra abertura da CF 2011
Na Quarta-feira de Cinzas (9), início do Tempo da Quaresma, também acontece a abertura da Campanha da Fraternidade (CF) 2011, que neste ano terá como tema “Fraternidade e a Vida no Planeta”, com o lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8, 22).
Para marcar esta data, a Arquidiocese de São Paulo celebra uma solene missa na Catedral da Sé, às 15h, presidida pelo arcebispo metropolitano, cardeal dom Odilo Pedro Scherer.
De acordo com seu texto-base, a CF tem o objetivo de contribuir para o aprofundamento do debate e busca de caminhos de superação dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e seus impactos sobre as condições da vida no planeta.
Porém, essa preocupação da Igreja Católica com o meio ambiente não é recente. Diversas iniciativas mobilizam os católicos, desde conscientização das pessoas a ações concretas para transformação do meio em que vivem.
Na Arquidiocese de São Paulo, a Pastoral da Ecologia é uma das frentes que promove a reflexão sobre os problemas ambientais da capital paulista. Além de seminários e formações, essa pastoral incentiva ações locais nas comunidades e paróquias a partir de suas necessidades.
Além da Pastoral da Ecologia, muitas entidades civis não-governamentais nasceram a partir da iniciativa de paroquianos insatisfeitos com os problemas à sua volta. Uma dessas iniciativas é a Associação Reciclázaro, que nasceu no seio das pastorais sociais na Região Episcopal Lapa, através da iniciativa dos fiéis da Paróquia São João Maria Vianney.
A população começou um mutirão para acolhida de moradores de rua e limpeza da praça em frente à matriz. “Quando a população abraçou a ideia de revitalizar a praça, não imaginávamos que chegaríamos tão longe”, relatou José Manoel Rodrigues, coordenador pedagógico do Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental (CEFOPEA), uma das ações do Reciclázaro.
“Houve um trabalho forte de sensibilização da comunidade quanto à coleta seletiva e destinação do lixo para esse programas de reciclagem, que não só recicla esses materiais, mas recicla vidas”, afirmou o coordenador, ressaltando o próprio engajamento de pessoas que estavam em situação de rua, que passavam a trabalhar com a coleta seletiva e a destinação desses materiais para a indústria e para programas de artesanato, gerando renda a partir dessa atividade.
Frentes como a do Reciclázaro oferecem uma alternativa sustentável para o problema da destinação do lixo da cidade, que também mobilizou a população do extremo leste da capital. No Jardim Santo André, na Região Episcopal Belém, o povo se uniu, com o apoio da Pastoral da Ecologia e das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), para lutar contra a proposta da prefeitura de São Paulo para a construção de um aterro sanitário em uma área próxima ao Morro do Cruzeiro. A mobilização soma forças a um Projeto de Lei de Iniciativa Popular, que visa transformar o local em um parque nacional.
Na Região Episcopal Brasilândia, os fiéis também lutam para impedir a construção de um novo aterro sanitário em Perus. Esse novo aterro em estudo seria construído em uma área de proteção ambiental. O aterro substituirá o Bandeirantes, que está com sua capacidade esgotada.
Para a secretária municipal adjunta do Verde e Meio Ambiente, Leda Aschermann, “a organização e capilaridade da Igreja Católica a constituem importante parceira na atuação como educadores ambientais, promotores de consciência ambiental e desenvolvimento de responsabilidade com os recursos naturais”.
Ela citou algumas parcerias com a Igreja como as Irmãs de Santa Marcelina que atuam no Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), em que são incluídos aspectos relacionados ao meio ambiente no processo saúde-doença e qualidade de vida das pessoas. O mesmo acontece com a Congregação do Hospital Santa Catarina, outra importante parceira que, de acordo com Leda, “vem desenvolvendo excelente papel nas questões ambientais nas localidades em que atuam”.
(Fotos: Divulgação/CNBB)
(Com informações de O SÃO PAULO)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário