Bem vindo

Paróquia Santa Terezinha
Comunidade Nossa Senhora de Lourdes
Comunidade São José do Icaraí
Comunidade Santo Eugenio de Mazenod
Comunidade São Joaquim

quinta-feira, 3 de março de 2011

Arquidiocese celebra abertura da CF 2011


Na Quarta-feira de Cinzas (9), início do Tempo da Quaresma, também acontece a abertura da Campanha da Fraternidade (CF) 2011, que neste ano terá como tema “Fraternidade e a Vida no Planeta”, com o lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8, 22).

Para marcar esta data, a Arquidiocese de São Paulo celebra uma solene missa na Catedral da Sé, às 15h, presidida pelo arcebispo metropolitano, cardeal dom Odilo Pedro Scherer.

De acordo com seu texto-base, a CF tem o objetivo de contribuir para o aprofundamento do debate e busca de caminhos de superação dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e seus impactos sobre as condições da vida no planeta.

Porém, essa preocupação da Igreja Católica com o meio ambiente não é recente. Diversas iniciativas mobilizam os católicos, desde conscientização das pessoas a ações concretas para transformação do meio em que vivem.

Na Arquidiocese de São Paulo, a Pastoral da Ecologia é uma das frentes que promove a reflexão sobre os problemas ambientais da capital paulista. Além de seminários e formações, essa pastoral incentiva ações locais nas comunidades e paróquias a partir de suas necessidades.

Além da Pastoral da Ecologia, muitas entidades civis não-governamentais nasceram a partir da iniciativa de paroquianos insatisfeitos com os problemas à sua volta. Uma dessas iniciativas é a Associação Reciclázaro, que nasceu no seio das pastorais sociais na Região Episcopal Lapa, através da iniciativa dos fiéis da Paróquia São João Maria Vianney.

A população começou um mutirão para acolhida de moradores de rua e limpeza da praça em frente à matriz. “Quando a população abraçou a ideia de revitalizar a praça, não imaginávamos que chegaríamos tão longe”, relatou José Manoel Rodrigues, coordenador pedagógico do Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental (CEFOPEA), uma das ações do Reciclázaro.

“Houve um trabalho forte de sensibilização da comunidade quanto à coleta seletiva e destinação do lixo para esse programas de reciclagem, que não só recicla esses materiais, mas recicla vidas”, afirmou o coordenador, ressaltando o próprio engajamento de pessoas que estavam em situação de rua, que passavam a trabalhar com a coleta seletiva e a destinação desses materiais para a indústria e para programas de artesanato, gerando renda a partir dessa atividade.

Frentes como a do Reciclázaro oferecem uma alternativa sustentável para o problema da destinação do lixo da cidade, que também mobilizou a população do extremo leste da capital. No Jardim Santo André, na Região Episcopal Belém, o povo se uniu, com o apoio da Pastoral da Ecologia e das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), para lutar contra a proposta da prefeitura de São Paulo para a construção de um aterro sanitário em uma área próxima ao Morro do Cruzeiro. A mobilização soma forças a um Projeto de Lei de Iniciativa Popular, que visa transformar o local em um parque nacional.

Na Região Episcopal Brasilândia, os fiéis também lutam para impedir a construção de um novo aterro sanitário em Perus. Esse novo aterro em estudo seria construído em uma área de proteção ambiental. O aterro substituirá o Bandeirantes, que está com sua capacidade esgotada.

Para a secretária municipal adjunta do Verde e Meio Ambiente, Leda Aschermann, “a organização e capilaridade da Igreja Católica a constituem importante parceira na atuação como educadores ambientais, promotores de consciência ambiental e desenvolvimento de responsabilidade com os recursos naturais”.

Ela citou algumas parcerias com a Igreja como as Irmãs de Santa Marcelina que atuam no Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), em que são incluídos aspectos relacionados ao meio ambiente no processo saúde-doença e qualidade de vida das pessoas. O mesmo acontece com a Congregação do Hospital Santa Catarina, outra importante parceira que, de acordo com Leda, “vem desenvolvendo excelente papel nas questões ambientais nas localidades em que atuam”.

(Fotos: Divulgação/CNBB)

(Com informações de O SÃO PAULO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário