Bem vindo

Paróquia Santa Terezinha
Comunidade Nossa Senhora de Lourdes
Comunidade São José do Icaraí
Comunidade Santo Eugenio de Mazenod
Comunidade São Joaquim

quarta-feira, 2 de março de 2011

Dom Odilo propõe conversão às Paróquias de São Paulo


Na manhã deste sábado (26), 288 lideranças da Igreja de São Paulo se reuniram na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom) para o 1° Encontro das Equipes de Coordenação da Arquidiocese.


O objetivo do encontro foi, a partir do 10° Plano Pastoral e da pluralidade de carismas eclesiais que a Igreja de São Paulo possui, planejar as ações para 2011, fortalecidos pelos resultados do Congresso de Leigos realizado em 2010. Outro novo ponto que vem nortear a ação pastoral da Arquidiocese é a 1° Carta Pastoral do arcebispo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, aos leigos e clero de São Paulo.

Intitulada ”Paróquia torna-te o que tu és”, a carta destaca a necessidade da paróquia ser uma rede de comunidades missionárias inseridas na vida da cidade. Um de seus parágrafos afirma: “É preciso tomar o seu significado teológico, místico e pastoral [paróquia], superando uma visão apenas burocrática ou jurídica”. O documento já entregue às paróquias será subsídio para a reflexão das comunidades, que também receberão questionários com o objetivo de diagnosticar virtudes e carências das paróquias da Arquidiocese de São Paulo
Se trabalhamos bem a paróquia, a base da Igreja, trabalhamos os serviços ao povo de Deus. Eu tenho muita esperança, que nós podemos dar bons passos na revitalização de nossas paróquias”, disse dom Odilo aos participantes, que também se pronunciaram, destacando a necessidade das paróquias bem acolherem aqueles que a procuram. Destacaram, também a necessidade de participarem das decisões políticas de seus entornos, como as próximas eleições dos Conselhos Tutelares da cidade. E o Vicariato do Povo de Rua divulgou o Disque 100, como meio de denunciar os descasos com o povo em situação de rua.

O encontro terminou às 12h30, com o convite desafiador do arcebispo, de as paróquias tornarem-se rede de comunidades missionárias.

(Texto: Karla Maria - Fotos: Luciney Martins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário