Bem vindo

Paróquia Santa Terezinha
Comunidade Nossa Senhora de Lourdes
Comunidade São José do Icaraí
Comunidade Santo Eugenio de Mazenod
Comunidade São Joaquim

sexta-feira, 6 de maio de 2011

UM DOMINGO SEM MISSA
UMA SEMANA SEM GRAÇA
 
1.O que é MISSA?
- Missa é a celebração que torna presente e não repete o MEMORIAL do
Sacrifício de Cristo na cruz, único e definitivo (Hb 10,8-10), isto é,
Jesus o ofereceu de uma vez por todas, oferecendo-se a si mesmo como
Vítima! (Hb 4,14; 7,27).
 
2. Qual é a origem da missa?
-A origem da missa está na Páscoa judaica que comemora a saída do Povo
Hebreu da escravidão do Egito para a Terra Prometida (Ex 12), porém
com a promessa de uma Nova Aliança (Jr 31,31-33), que foi plenamente
realizada por Cristo!
 
3. O que significa a palavra EUCARISTIA?
 - A Palavra Eucaristia é uma palavra grega que significa: DAR GRAÇAS
A DEUS (1Cor 11,24). A Eucaristia é o Grande Sacramento instituído por
Jesus na Última Ceia (1 Cor 11,23-34; Mt 26,26-29; Mc14,22-25; Lc
22,14-23; Jo 13, 1-11).
 
4. Quais são os nomes bíblicos da missa?
-Na Bíblia a missa é chamada de: Ceia do Senhor-1Cor 11,20; Páscoa -Mt
26,19; Ceia Pascal- Lc 22,15; dar graças- Lc 22, 17.19; Fração do Pão;
At 2,42.46.
 
5. Qual é o sentido da missa?
- O sentido mais profundo da missa se resume no seguinte: Em cada
missa, Jesus torna presente e real o mesmo sacrifício que Ele realizou
na cruz. “Eis o Mistério da nossa fé!”
-Cristo é o Cordeiro de Deus que se imola e se entrega livremente ao
Pai como Vítima  em sacrifício no Altar da Cruz, para nos redimir do
pecado (Mt 26,28).
-Jesus Cristo é o Sacerdote Eterno que preside o mais sublime culto de
louvor, ação de graças e adoração a Deus (Hb 9,11-14). Quem preside a
missa é Jesus, o padre é apenas seu representante.
 
6. Por que a Igreja Católica celebra a missa ha mais de dois mil anos?
-Por causa do mandato e da ordem de Jesus: “Façam isto em memória de
mim” (Lc 22,19). E ainda: “Todas as vezes que vocês comem deste pão e
bebem deste cálice, estão anunciando a morte do Senhor, até que ele
venha.” (1Cor 11, 26).
 
7. O que significa comungar?
-Comungar significa receber o Corpo e o Sangue de Cristo, presente no
pão e no vinho, alimento indispensável para a caminhada do cristão
rumo à casa do Pai. (Jo 6,22-71). Comungar para ser seguidor de Jesus,
amar e perdoar os outros e colaborar com a construção de um mundo
renovado pela prática da justiça, da ternura e da solidariedade,
vivendo a comunhão fraterna na Comunidade Eclesial.
(1Cor 10,16-17).
 
8. Por que TEM que se confessar para poder comungar?
-Porque é necessário está com o coração limpo e a consciência
tranqüila para receber o Cristo vivo em nossa vida. “Por isso, todo
aquele que comer do pão ou beber do cálice do Senhor indignamente,
será réu do corpo e do sangue do Senhor. Portanto, CADA UM EXAMINE A
SI MESMO ANTES DE COMER DESTE PÃO E BEBER DESTE CÁLICE, POIS AQUELE
QUE COME E BEBE SEM DISCERNIR O CORPO, COME E BEBE A PRÓPRIA
CONDENAÇÃO. É por isso que entre vocês há muitos fracos e enfermos, e
muitos morreram”. (1Cor 11,27-30) e ainda: “Portanto, se você for até
o altar para levar a sua oferta, e aí se lembrar de que o seu irmão
tem alguma coisa contra você, deixe a oferta aí diante do altar, e vá
primeiro fazer as pazes com o seu irmão; depois volte para apresentar
a oferta”. (Mt 5,23-24).
-O pecado nos impede de participar dignamente desse banquete
eucarístico, daí a necessidade de se fazer uma boa confissão. A Igreja
pede que a confissão individual seja feita PELO MENOS uma vez por ano
na Páscoa.
 
9. É lícito comungar com ódio no coração?
Não, o Mandamento do Senhor é: “Não julguem, e vocês não serão
julgados; não condenem, e não serão condenados; perdoem, e serão
perdoados”. (Lc 6,37). “O meu mandamento é este: amem-se uns aos
outros, assim como eu amei vocês”. (Jo 15,12)
 
10. Qual é a importância da mesa da Eucaristia?
Ao redor da mesa da Eucaristia todos somos irmãos e convidados a
participar da Ceia do Senhor, num grande encontro de fraternidade e
comunhão, onde todos somos iguais. É Deus mesmo quem nos convida para
esse banquete: “Venham comer do meu pão e beber do vinho que eu
preparei. Deixem de ser ingênuos, e vocês viverão; sigam o caminho da
inteligência”. (Pr 9,5-6). “O cálice da bênção que nós abençoamos, não
é comunhão com o sangue de Cristo? O pão que partimos, não é comunhão
com o corpo de Cristo? E como há um único pão, nós, embora muitos,
somos um só corpo, pois participamos todos desse único pão”. (lCor 10,
16-17).
  
Pe. Valdiran Santos
 
 1ª. Ed. São Paulo, 24 de junho de 2003 – Festa de São João Batista
2ª. Ed. Corrigida e atualizada, Páscoa de 2011
 
Discurso de Jesus sobre a Eucaristia – Jo 6, 51-58
 
Jesus é o pão que sustenta para sempre
 
E Jesus continuou: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come
deste pão viverá para sempre. E o pão que eu vou dar é a minha própria
carne, para que o mundo tenha vida.”
As autoridades dos judeus começaram a discutir entre si: “Como pode
esse homem dar-nos a sua carne para comer?” Jesus respondeu: “Eu
garanto a vocês: se vocês não comem a carne do Filho do Homem e não
bebem o seu sangue, não terão vida em vocês. Quem come a minha carne e
bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último
dia. Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é
verdadeira bebida.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue vive em mim e eu vivo
nele. E como o Pai, que vive, me enviou e eu vivo pelo Pai, assim,
aquele que me receber como alimento viverá por mim. Este é o pão que
desceu do céu. Não é como o pão que os pais de vocês comeram e depois
morreram. Quem come deste pão viverá para sempre.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário