Bem vindo

Paróquia Santa Terezinha
Comunidade Nossa Senhora de Lourdes
Comunidade São José do Icaraí
Comunidade Santo Eugenio de Mazenod
Comunidade São Joaquim

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Dia Mundial das Missões



A Igreja vive, neste Domingo, o Dia Mundial das Missões! Em todas as comunidades católicas do mundo, neste dia reza-se pelos missionários, de maneira especial, faz-se a divulgação das iniciativas e do trabalho missionário e se realiza também a coleta para as missões, como gesto concreto de apoio ao trabalho missionário. Convido todos a fazerem um gesto de generosa partilha em benefício do trabalho missionário da Igreja.
Tudo isso nos recorda que somos uma Igreja missionária, enviada para o meio dos povos, anunciadora da Boa Nova da salvação para todos. E a Igreja, bem ou mal, tem perseverado nesta a tarefa recebida do seu fundador. Conta, para isso, com a especial assistência do Espírito Santo, que faz reviver sempre de novo o espírito missionário no meio dos batizados.
Somos um povo em missão; no Brasil e na América Latina, após a Conferência de Aparecida (2007), passamos a ter uma consciência mais clara de que precisamos fazer uma profunda “conversão pastoral e missionária”, para passar de uma pastoral apenas voltada para a manutenção do que já somos, para uma pastoral claramente missionária. Somos uma Igreja “em estado permanente de missão”.
Neste ano, justamente hoje, Domingo das Missões, o Papa Bento XVI proclama “santos” dois grandes missionários, que fundaram Institutos missionários de Vida Consagrada: o bispo italiano Guido Maria Conforti, fundador dos Missionários/as Xaverianos/as, e o padre italiano Luiz Guanella, fundador dos Servos/as da Caridade. É um sinal muito claro de que a Igreja, em nossos tempos, precisa espelhar-se e inspirar-se nos grandes missionários de outros tempos.
 Em nossa cidade temos a presença dos Missionários Xaverianos e também dos Padres Servos da Caridade, que se dedicam ao serviço paroquial mas, especialmente, ao serviço das pessoas com deficiência. O seu carisma enriquece a nossa Igreja em São Paulo. Desejo unir-me à alegria dessas Congregações Religiosas Missionárias para louvar a Deus pela vida santa de seus Fundadores, hoje elevados aos altares.
Lembremos todos de que, ser cristão e ser missionário é inseparável. Por isso, esforcemo-nos para realizar bem nossa parte na missão confiada por Jesus à sua Igreja.
Card. D. Odilo P. Scherer,
Arcebispo de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário