Bem vindo

Paróquia Santa Terezinha
Comunidade Nossa Senhora de Lourdes
Comunidade São José do Icaraí
Comunidade Santo Eugenio de Mazenod
Comunidade São Joaquim

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A CARIDADE, CAMINHO DE SALVAÇÃO



A caridade é um dos degraus mais importantes para a salvação. A caridade é a conseqüência prática da fé em Deus e do amor a Deus e ao próximo. A caridade e as obras de misericórdia são os critérios que Jesus apresenta para a salvação eterna.


Mt 25,31-46- O juízo final
Lc 10,25 -37- Amor concreto
Lc 16,19-31- O rico e o pobre
Lc 18,15-30- Reino e  partilha
Tg 2, 14-26- A fé e as obras
Ap 14, 12-13- Obras são vida.


Esses textos bíblicos são suficientes para entendermos esse valor cristão. Porém, há muitas outras passagens na Bíblia que exaltam a caridade como uma grande virtude cristã, deixada para nós pelo Senhor Jesus e por seus Apóstolos; como por exemplo, 1Cor 13. Amor e caridade são sinônimos, são à base do cristianismo e o ponto fundamental da nossa fé em Jesus ressuscitado.

1.A radicalidade do amor cristão:  “Eu digo a vocês que me escutam: amem os seus inimigos e façam o bem aos que odeiam vocês. desejem o bem aos que os amaldiçoam e rezem por aqueles que caluniam vocês. Se alguém lhe dá um tapa numa face, ofereça também a outra; se alguém lhe toma o manto, deixe que leve também a túnica”. (Lc 6, 27-29);

2.Participar de uma religião sem respeitar as pessoas é perda de tempo: “Se alguém pensa que é religioso e não sabe controlar a língua, está enganando a si  mesmo, e sua religião não vale nada. Religião pura e sem mancha diante de Deus, nosso Pai, é esta: socorrer os órfãos e as viúvas em aflição, e manter-se livre da corrupção do mundo”. (Tg 1, 26-27)
Pe. Valdiran Santos

 
JEJUM, CAMINHO QUE CURA E LIBERTA

Nesta Quaresma queremos refletir sobre as três práticas quaresmais apontadas por Jesus como caminho penitencial (Mt 6,2-18): Caridade, Oração e Jejum.

A Bíblia apresenta várias formas de jejum:
*Gratidão, Jz 20,26; arrependimento, Jl 2,12-17; tristeza, IISm 1,12; intercessão, Nm 1,2-5; fortaleza espiritual, Mt 17,21; fortaleza pessoal, Est 4,15-16...

1.Benefícios Espirituais do Jejum
O Jejum é uma prática bíblica que teve uma importância muito grande na vida de Jesus. (Mt 4,2). O Jejum continua válido para os nossos dias e os grandes Santos da Igreja sempre usaram e usam dessa prática como meio eficaz de mortificação do corpo para fortalecer o espírito. Assim sendo, devemos  fazer um esforço no sentido de Jejuar sempre para frear os impulsos do corpo, para dar lugar à ação do Espírito Santo em nós. Antes de tomarmos qualquer decisão importante para a nossa vida, deveríamos Jejuar, mas o jejum só tem sentido se for acompanhado com a oração e a solidariedade (Mt 6,1-18). Quando a gente Jejua, a oração flui mais facilmente e nos ajuda a fazer uma experiência mais profunda de um encontro pessoal com o Deus vivo.
A solidariedade é o gesto concreto do nosso Jejum, ou seja, ao sentir fome, podemos imaginar o sofrimento dos nossos semelhantes que fazem um Jejum forçado todos os dias por falta de alimentação. O Jejum ajuda-nos a partilhar, ter um coração aberto e misericordioso igual ao coração de Cristo que se doou totalmente por amor (Jo 13,1). O Jejum também tem uma dimensão penitencial, nos faz mergulhar em nós mesmos em nossa miséria e nos desperta a consciência de frágeis pecadores que necessitamos da misericórdia e do perdão de Deus.

2.Os Benefícios Terapêuticos do Jejum - Como fazer Jejum? (Reis)
O jejum é uma espécie de tratamento extremamente útil e mesmo necessário para o nosso organismo. Isto já entendido há muito tempo por diferentes povos que fizeram do jejum um elemento fundamental para suas vidas. Em geral, essa motivação forte para o jejum foi transformada em dever religioso e assumida como alguma coisa pedida pelo próprio Deus e como uma das coisas que mais lhe agradam.
Jejum; Esta prática poderia ser chamada assim: Prevenção, cura e rejuvenescimento pela medicina natural. Jejum é parte essencial na medicina natural. Limpar o organismo com jejuns. O jejum causa o rejuvenescimento de todos os órgãos.
     Vamos mostrar agora algumas indicações práticas sobre o jejum:
1.Você pode jejuar simplesmente reduzindo ao máximo que você puder a quantidade de coisas que você come durante o dia. Por exemplo: se você come um pãozinho inteiro pela manhã, reduza-o para o meio, se você come bife no almoço, deixe de comé-lo em alguns dias ou, pelo menos, coma apenas uma pequena parte dele; não merende na parte da tarde ou tome apenas um suco; jante o menos possível; não coma nada entre uma refeição e outra.

2.Não tome café da manhã, ou quando muito uma pequena xícara de leite ou meio copo de suco; diminua seu almoço pela metade; tome apenas líquido na merenda; faça um jantar leve. Assim, com o jejum, todas as funções do corpo como: metabolismo, hormônios, nervos, circulação, homeostase, entre outras, se normalizam e naturalmente se fortalece o sistema de defesa imunológico. Por isso se curam todas as doenças e até tumores malignos desaparecem. 

3.O verdadeiro jejum para Deus
“O jejum que eu quero é este: acabar com as prisões injustas, desfazer as correntes do jugo; pôr em liberdade os oprimidos e despedaçar qualquer jugo; repartir a comida com os que passam  fome, hospedar em sua casa os pobres sem abrigo, vestir aquele que se encontra nu, e não se fechar à sua própria gente. Se você fizer isso, a sua luz brilhará como a aurora, suas feridas vão sarar rapidamente, a justiça que você pratica irá à sua frente e a glória de Javé virá acompanhando você.” (Is 58,6-8)                                                                                    
                                                                                                                              Pe. Valdiran Santos


A ORAÇÃO, CAMINHO DE COMUNHÃO COM DEUS

É próprio da Igreja a vida de oração intensa e constante a exemplo de Jesus, seu Divino Fundador. A recomendação do Apóstolo Paulo: “Orai sem cessar”. (ITs 5,17), tem seu fundamento no ensinamento de Jesus:“Vigiem e rezem para não caírem em tentação, porque o espírito está pronto, mas a carne é fraca”. (Mt 26,41). A oração só tem sentido se for acompanhada de ação concreta em favor da vida. (Mt 14,15-21).  A oração eficaz deve ser feita com humildade e obediência à vontade de Deus. (Hb 5,7). Na oração é Deus quem ordena, (Is 65,24) e não nós, (Tg 4,2-3). Por isso, a oração deve ser: sincera, Sl 145, 18-19; Mt 6,5-8; individual, Mt 6,6; comunitária, Mt 18,19-20; de intercessão, ITm 1,2-3; de cura, Mc 11,24-24; Tg 5,15...*O Espírito Santo ora em nós: ICor 12,3; Jd 21 e é nosso Intercessor, Rm 8,26-27.

Jesus, Mestre da oração:*Jesus ensina a rezar, Mt 6,7-13; Jesus reza com os pobres, Mt 11,25-27;Lc10,21-24; Jesus reza pela unidade, Jo 17; A Igreja vive da oração, At 1,14;2,46; Cl 4,2-4...

A Leitura Orante da Bíblia – Lectio Divina - Quatro passos:


1º passo: Ler pausadamente um texto da Bíblia;
2º passo: Meditar o texto da Palavra de Deus;

3º passo: Fazer uma oração a partir do texto;
4º passo: Contemplar a face de Deus.


A Oração Cristã

“Quando vocês rezarem, não sejam como os hipócritas, que gostam de rezar em pé nas sinagogas e nas esquinas, para serem vistos pelos homens. Eu garanto a vocês: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando você rezar, entre no seu quarto, feche a porta, e reze ao seu Pai ocultamente; e o seu Pai, que vê o escondido, recompensará você”. (Mt 6,5-6) 
                                    Pe. Valdiran Santos



Nenhum comentário:

Postar um comentário