Bem vindo

Paróquia Santa Terezinha
Comunidade Nossa Senhora de Lourdes
Comunidade São José do Icaraí
Comunidade Santo Eugenio de Mazenod
Comunidade São Joaquim

domingo, 27 de novembro de 2011

Brasilândia traça desafios em assembleia pastoral


Brasilândia traça desafios em assembleia pastoral

   
Por Ana Lúcia Contarelli e Daniel Gomes,
pela Pascom Brasilândia

Com a presença de 115 representantes das 35 paróquias e quatro áreas pastorais, além de articuladores das pastorais, movimentos, grupos e novas comunidades, aconteceu no sábado, dia 20, a Assembleia Pastoral da Região Brasilândia, no Colégio Santa Lúcia Fillipini, na Freguesia do Ó.

Após um momento de espiritualidade, conduzido pelas CEBs e por dom Milton Kenan Junior, bispo regional, houve a apresentação dos propósitos da assembleia e dos quatro eixos de ação pastoral propostos: anúncio, liturgia, caridade e juventude.

Posteriormente, os participantes foram divididos em dez grupos de discussão para sugerir iniciativas de projetos pastorais, a partir dos quatro eixos, indicando o que fazer, como, quando, em que momento e com quem.

Um dos focos foi sobre o anúncio pastoral. Os dois grupos que trabalharam a temática apontaram a necessidade de favorecer a ação missionária, convidar, capacitar e enviar os leigos, a partir de uma articulação setorial. Também houve apontamentos para o fortalecimento dos grupos já existentes, com base em cada realidade e com o uso de plataformas digitais.

Em relação à liturgia, destacou-se a formação permanente para leitores e ministros da Palavra e a necessidade de iniciativas para despertar o interesse das pessoas para a liturgia. No tocante às iniciativas de caridade, houve a proposta de levar as pessoas a conhecerem e exigirem seus direitos, especialmente nas lutas por políticas públicas, e sugeriu-se a criação de comissões setoriais sobre o tema, além da valorização da fé e da cidadania.

Outro foco discutido nos grupos foi sobre a educação. Houve a sugestão de que se formem grupos católicos de educação nos setores, que começariam a atuar até julho de 2012, com articulações junto às escolas e paróquias, com o apoio de padres, teólogos, educadores e leigos.

Sobre a atuação pastoral com a juventude, a proposta é que se crie um Centro Regional de Juventude, com terapeutas, teólogos e psicólogos, e se fortaleça o Curso de Dinâmica para Líderes (CDL) e de que haja divulgação do calendário da PJ e do Setor Juventude, além de maior estímulo à Crisma, para a formação de jovens cristãos que sejam comprometidos com a vida, conscientes de suas ações e protagonistas da evangelização.

Após as exposições dos grupos, dom Milton afirmou que alguns leigos e padres deverão assumir as responsabilidades de coordenar e organizar comissões e que já pensa em possíveis nomes. Ele também enfatizou a necessidade de a região investir em formações e que a acolhida é uma atitude missionária.

O bispo sugeriu também que o horário de funcionamento das secretarias das paróquias seja repensado, para atender àqueles que só conseguem ir à Igreja após o horário de trabalho. Dom Milton avaliou ainda que é o CRP que deve articular os trabalhos na região, e informou que até o final do ano padre Jaime Izidoro de Sena seguirá como coordenador regional de pastoral.

Por fim, o bispo disse esperar uma grande sintonia entre as paróquias e os setores pastorais, a região e a Arquidiocese, e que um novo ardor missionário dinamiza a região episcopal na conversão pastoral e missionária proposta pelo Documento de Aparecida.

Confira a íntegra das propostas de trabalho da assembleia regional pastoral em:
http://www.rebra.org.br/site/images/jornais/jornal_informativo_u70AtDPpPz84.pdf
25/11/2011 Publicado por Pascom Brasilândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário